Sobre

SIMPÓSIO INTERNACIONAL SAÚDE E TRABALHO:

Abordagem crítica e psicanalítica

25 e 26 set. Auditório da ADUFSCar, São Carlos

 

O Simpósio centra-se na transmissão e apropriação do conhecimento, integrando ensino-pesquisa e extensão no paradigma da complexidade. Visa reunir pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes da comunidade interna e externa à UFSCar, trabalhadores e público em geral, interessados nos desafios do século XXI e em atualizações críticas referentes à centralidade dos temas saúde e trabalho para o desenvolvimento pessoal e organizacional numa perspectiva de construção de uma sociedade empática onde a alegria de viver e conviver encontre um espaço privilegiado.

A originalidade deste Simpósio, além da multidisciplinaridade em torno de um eixo comum e crítico, referente aos temas saúde e trabalho, reside na sua idealização por professores Titulares/Seniors. Neste sentido inspira-se em debate recente, ocorrido em Paris na Jornada Científica organizada pelo laboratório de Pesquisa "Psychologie Clinique, Psychopathologie, Psychanalyse” (PCPP) e Ensino em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia, Université Paris Descartes, Sorbonne Paris, qual seja, a questão da transmissão do saber, particularmente no momento de passagem de um professor a condição de Sênior ou Emérito (“Émeritat”) nas Universidades francesas. Dessa forma se constitui num meio de transmitir reflexões e práticas exitosas e de possibilitar que outras gerações se inscrevam nessa filiação crítica e exponham a maneira como se apropriam e renovam o conhecimento. Em especial é um convite ao público para equilibrar tradição e transgressão que constituem as bases de mudanças efetivas no sentido de reverter a produção do mal-estar civilizatório. “... se uma sociedade paga pela obediência a suas normas severas com um incremento de doenças nervosas, essa sociedade não pode vangloriar-se de ter obtido lucros à custa de sacrifícios; e nem ao menos pode falar em lucros” (Freud, 1908.)

O grau de profundidade e abrangência do conhecimento humano encaminha-nos para um campo de diversidades exigindo o diálogo entre as disciplinas acadêmicas, a transversalidade no estudo dos temas e, por fim, a desejada transdisciplinaridade com o propósito de atribuir inteligibilidade a práxis humana. Tais princípios, num passado recente, ao contrariar a especialização, poderiam ser tomados como fraqueza científica; mas, no século XXI, com os grandes desafios de manter a paz, a democracia e a manutenção da vida no planeta, constituem força e mérito.

 

Objetivos:

O Simpósio objetiva constituir-se num espaço de reflexões, reelaborações e debates ao

- Ofertar conhecimentos de ponta como aqueles ligados às disciplinas de Psicanálise e Ergologia (pouco conhecida no Brasil);

- Expor reflexões e problematizar a questão do prazer e saúde em momentos de mal estar como o trabalho escravo, reeditado em modos de produção contemporâneos;

- Possibilitar a exposição de trabalhos críticos;

- vivenciar práticas de saúde, servir-se da arte e dos últimos desenvolvimentos psicanalíticos a fim de possibilitar mudanças no sentido da expansão da consciência, integração do ser e harmonia na sociedade humana.